A Tipografia em Clima de Copa

 

CAPA

 

Se você é brasileiro, provavelmente sabe que estamos em época de copa do mundo, e o melhor, depois de 64 anos, ela está novamente acontecendo aqui no Brasil. O que você ainda não deve saber é que copa do mundo não é apenas sobre futebol, é também sobre tipografia. A ideia de tipografia e copa do mundo juntos pode parecer um pouco incomum, mas há algum tempo esses dois assuntos andam interligados.

Introdução

A quantidade de peças gráficas produzidas para um evento da  FIFA de tamanha importância é enorme, são camisas, pôsteres, jogos eletrônicos, placas, ingressos e muitas outras. Todas estas peças são únicas, mas ao mesmo tempo precisam dialogar entre si para que estejam em harmonia com o evento, e um dos principais elos entre elas é a tipografia. Além disso, a tipografia mostra estilos de fonte com base nos países de origem da fonte e tem significado histórico, como é o caso da Inglaterra e do Brasil na atual copa (2014). A camisa da seleção brasileira, por exemplo, utiliza uma typeface baseada em fontes comumente vistas em Street Arts pôsteres criados no Brasil.

 

IMAGEM 01
Recorte de Infográfico criado pela Diginate

 

Mas antes de entrar na copa de 2014 mais a fundo, vamos voltar um pouco no tempo e ver a evolução dos marcas criadas para as copas e suas tipografias. Estes logos foram criados com o objetivo não só de representar o evento, mas também seu país sede, alguns deles foram tão marcantes que você deve se lembrar até hoje.

IMAGEM 02
Logotipos de Copas do Mundo no passado

 

Um grande destaque tipográfico entre os logos das copas foi a utilizada na identidade visual da copa do México de 86, inspirada na tipografia dos anos 70, o design da fonte foi feito com base na padronagem de faixas, comum nas artes do país. Este momento merece especial destaque por representar uma ruptura. O pôster quebra o padrão da época e segue tendências minimalistas, apresentando características visuais como a estática e a geometria. Outra coisa bem importante, O Brasil se tornou Tri campeão!

IMAGEM 03
Pôster oficial da copa de 70, realizada no México

 

A história das copas do mundo através da tipografia

Já que estamos falando do passado, o designer gráfico Criswell Lappin criou uma incrível série de pôsteres tipográficos chamada “World 32”, onde é mostrado um grande resumo dos 32 times das copas em 84 anos de história de Copa do mundo. Os pôsteres seguem um design minimalista onde as cores de cada nacionalidade e a fonte Helvética são os principais elementos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Clique para ver a série “World 32” completa, criado pelo designer gráfico Criswell Lappin).

 

A Copa de 2014 representada visualmente

Como já se deve saber, o grande papel de um logotipo é representar uma imagem de uma empresa, evento, etc. Uma tarefa nada fácil quando se considera caracterizar uma nação tão colorida e vibrante como o Brasil.

 

Marca oficial da copa do mundo de 2014 que acontece no Brasil
Marca oficial da copa do mundo de 2014 que acontece no Brasil

 

A inspiração do projeto partiu da fotografia icônica de três mãos levantando a taça da copa do mundo. O símbolo representa  as mãos amarelas e verdes calorosas de boas-vindas ao mundo, além de representar o próprio Brasil. A combinação da imagem forte, a tipografia contemporânea e cores marcantes descrevem uma nação anfitriã moderna e diversificada.

A fonte utilizada pela FIFA para a copa deste ano já andou causando polêmica, não pela forma, mas sim pelo nome, a fonte se chama “pagode”, o que gerou muito desentendimento, pessoas se perguntaram se cantores como o Zeca Pagodinho teriam que mudar de nome durante a copa, o que de fato não será necessário pois o registro foi feito apenas para que não utilizem a fonte indevidamente ou até mesmo para evitar que o nome da fonte seja utilizado para nomear outras fontes tipográficas.

 

Fonte oficial da copa do mundo de 2014, “Pagode”
Fonte oficial da copa do mundo de 2014, “Pagode”

 

Projetos de design dos times para a copa de 2014

Com a Copa do Mundo Brasil 2014, Nike, Puma e Adidas revelaram seus projetos de design para as nações concorrentes, que apresentam uma série de enfeites gráficos e tipográficos.

O infográfico a seguir mostra os estilos e tipos de letra de cada marca patrocinadora dos países qualificados para o Mundial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inglaterra

O typeface utilizado no kit da Inglaterra foi projetado pelo designer Neville Brody em conjunto com a Nike, a fonte criada passa confiança com toques arredondados, geométricos e “clássicos”, mas por outro lado também contempla o moderno com marcas de stencil.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Brasil

O Brasil também vai jogar em um kit Nike e criado pelo designer brasileiro Bruno Big. Em relação à tipografia utilizada na produção, os nomes e os números foram lançados em uma fonte inspirada em cartazes impressos à mão comumente vistos nas ruas pelo Brasil, segundo a Nike.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por trás do brasão

A beleza da nova camisa sem dúvidas está nos detalhes, olhem o que tem no verso do brasão da camisa:

IMAGEM 16
Frase: “Nascido para jogar futebol” escrita com a fonte Samba

 

A Fonte escolhida para esta arte foi a “Samba”, do tipógrafo Tony de Marco, fonte esta que inclusive foi vencedora no International Type Design Contest da Linotype.

 

Holanda

A Nike trabalhou em conjunto com o designer gráfico Wim Crouwel para a criação da typeface utilizada no Kit, novamente a Nike optou por unir o retrô com o moderno, as linhas internas dentro dos números remetem às numerações vistas na década de 70.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Portugal

Na camisa de Portugal, os nomes e os números foram inspirados por fontes tipográficas antigas utilizadas na sinalização de Portugal, a Nike diz que a fonte personalizada é uma tomada moderna em letras Art Deco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Adidas e um craque brasileiro na copa de 2010


Um brasileiro marcou um verdadeiro gol pela adidas e dessa vez não estou falando de um jogador, mas sim do designer Yomar Augusto, ele foi responsável pelo desenvolvimento de uma typeface exclusiva para produtos da Adidas.Yomar é formado pela Universidade do Rio de Janeiro e mestre pela Academia de Arde de Haia, Holanda, país onde mora atualmente.Os trabalhos para a Adidas foram realizados visando a copa da África do Sul em 2010, sua typeface, a “Unity”, chegou a ser utilizada não só em camisas, mas também em comerciais de TV, filmes e jogos ou qualquer outra mídia que se relacionasse à Adidas e a copa de 2010.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A criatividade toma conta da copa com a ajuda da tipografia

Com esse clima de jogos e disputa, o que não falta por ai são criativos trabalhando em excelentes peças gráfica no clima da copa. E já que estamos falando de copa e tipografia, nada melhor que pôsters tipográficos da copa, certo, a seguir está uma pequena seleção para sua inspiração de alguns pôsteres criados no tema.

 

IMAGEM 22
Série de pôsters “15 to Watch’ in World Cup 2014”, um projeto do designer gráfico Andy Greaves

 

IMAGEM 23
Série de pôsters “Destination Brasil”, um projeto do designer gráfico Arkadiusz Radek

 

Se você gostou do assunto não deixe de conferir este bate papo sobre tipografia na copa, feito pela galera do DiaTipo:

 

Fontes:

Anúncios

5 comentários sobre “A Tipografia em Clima de Copa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s