Resenha do livro “O Brasil das Placas”

brasildasplacas

À primeira vista esse post pode parecer fugir do tema do blog, por isso cabe aqui uma pequena explicação.  O designer é alguém que está sempre estudando e adquirindo conteúdos novos e, diferente de outras profissões, o designer tem que saber de tudo um pouco. E por isso tivemos a ideia de indicar esse livro (que não é tão atual, é de 2007). O foco do livro não é tipografia vernacular, mas não se preocupem, ainda faremos brevemente um post sobre o tema.

O Brasil das Placas é um livro muito bem humorado, fruto do bom humor do jornalista José Eduardo Camargo e da criatividade do cordelista de L. Soares que nos trazem mais de 100 fotos de placas feitas à mão ou oficiais de órgãos públicos por todo o país. Mas esse registro feito pelo jornalista tem uma conotação bem humorada mostrando aquelas que ficam engraçadas fora do contexto, com erros de português e letras um tanto quanto estranhas. Junto a isso, cada placa possui um cordel de L. Soares muito bem humorado deixando as placas ainda mais engraçadas.


Brasil das Placas-5-g

A ideia do livro é genial, pois todos nós já vimos placas inusitadas por onde andamos, e a ideia do autor de fazer um registro disso por todo país nos mostra que o Brasil pode ser, ao mesmo tempo, diferente na cultura e nos costumes, mas igual na criatividade e na inocência para passar uma mensagem.

Brasil das Placas-2-g

Concluindo nossa resenha, O Brasil das Placas é um registro muito divertido dessa peculiaridade que podemos perceber em todo o país. Somado a esse registro temos cordéis muito criativos sobre as fotos do livro que dão ainda mais o tom de humor esperado. E como foi dito antes, para o estudante de tipografia o livro tem ainda um objetivo a mais, o estudo da tipografia vernacular. O único defeito que eu colocaria é que o livro acaba muito rápido, dá um gostinho de quero mais.

Em 2011 os autores também lançaram o livro “No País das Placas Malucas” com o humor mais voltado para os erros de português. Ambos os livros são recomendadíssimos.

3230040

———————–

O Brasil das Placas

Autores: José Eduardo Camargo e L. soares
Editora: Panda Books
Nº de Páginas: 144
Preço (média): 45,90
Facebook: https://www.facebook.com/pages/O-Brasil-das-Placas/141612132568057?fref=ts

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha do livro “O Brasil das Placas”

  1. Esse livro lembra um site clássico (ao menos para mim…) no qual visitei muito justamente em 2007. O “Placas Ridículas” fez relativo sucesso na época e até hoje tem um blog diretamente relacionado a essas placas no mínimo curiosas que encontramos pelo Brasil. Já achei coisa até pertinho daqui de casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s