Qual fonte combina com esta? – Parte 2

Qual fonte combina com esta? Parte 2

Depois de muito tempo, aqui está a segunda parte das dicas sobre como combinar tipografias. Se você não viu a primeira parte, clique aqui.

Contraste distinto com neutro

Algumas fontes tem mais personalidade que outras. Deve-se tomar cuidado com isso, pois duas fontes com muitas personalidades podem criar um conflito. A dica é balancear a personalidade das fontes, utilizando uma com mais personalidade e uma mais neutra. Vamos ao exemplo:

No primeiro exemplo temos a fonte Dax Bold que possui uma grande altura-x e é bem informal e moderna. Ela está combinada com a Bernhard Modern que possui uma altura-x muito pequena e conota classe e sofisticação. Veja que elas possuem muita personalidade e representam coisas completamente diferentes. Fica claro que elas não estão bem aplicadas.

Já no segundo caso, a Dax Bold é combinada com a Caslon. Ela é uma fonte de estilo antiga, mas que foi modernizada e funciona bem com fontes modernas. Mas o mais importante é que ela é bem mais neutra. Perceba que a personalidade da Dax chama sua atenção e logo depois vem a Caslon passando a mensagem.

Use diferentes tamanhos de fonte

Essa é uma das dicas mais básicas: varie o tamanho das fontes para separar os blocos do seu texto. Você não precisa, necessariamente,  mudar o peso, ou a cor ou até a tipografia para destacar o título do corpo. Muitas vezes apenas variando a quantidade de pontos consegue-se o efeito desejado.

No primeiro exemplo o título e o texto estão muito misturados. Já no segundo exemplo, o problema foi resolvido apenas aumentando o tamanho da fonte do título e diminuindo a do texto. Note que foram mantidas as mesmas fontes nos mesmo pesos.

Duas de cada vez

Simplificar é sempre melhor. Tente usar apenas duas typefaces de cada vez. Como foi dito nas outras dicas, você pode variar no tamanho, na cor, no peso, mas não encha seu projeto de famílias tipográficas diferentes.

Nesse exemplo foi criado uma clara hierarquia visual, com boa legibilidade e um grande grau de variedade de cores tipográficas. E para isso só foram usadas duas typefaces: Helvetica Neue e Garamond. No total, foram utilizadas 5 fontes, mas todas dentro dessas duas famílias. É fácil conseguir um alto grau de compatibilidade visual quando se usa fontes pertencentes à mesma família.

Anúncios

2 comentários sobre “Qual fonte combina com esta? – Parte 2

  1. Muuito legal! Com essas dicas básicas ja ajuda a diminuir bastante o risco do erro dá má combinação entre fontes!

    Falar em combinação de fontes… essas regras são utilizadas e amplificadas na técnica de tipografia cinética (kinetic typography)… tem como vcs falarem sobre isso nos próximos posts? 😄

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s